Autismo como Realidade Social
Por mais que estudemos definição de autismo e todas as suas características, não só o trabalho, mas a convivência com essas crianças e adolescentes torna-se uma experiência única, rica e desafiadora.
O texto abaixo é de um autor desconhecido, e na minha visão retrata de uma maneira muito bonita as necessidades destes individuais tão especiais.
Ajuda-me a compreender.
Dá- me ordem e estrutura e não caos.
Não te angustie comigo porque me angustio.
Não permitas que me entedie e permaneça inativo.
Não me invadas excessivamente.
Respeita as distâncias que necessito, porém sem me deixar só.
Faça um esforço para me compreender.
Meu mundo não é complexo e fechado e sim simples
Ser autista é um modo de ser, embora não seja normal.
Vale a pena viver comigo.
O texto abaixo é de um autor desconhecido, e na minha visão retrata de uma maneira muito bonita as necessidades destes individuais tão especiais.
Ajuda-me a compreender.
Dá- me ordem e estrutura e não caos.
Não te angustie comigo porque me angustio.
Não permitas que me entedie e permaneça inativo.
Não me invadas excessivamente.
Respeita as distâncias que necessito, porém sem me deixar só.
Faça um esforço para me compreender.
Meu mundo não é complexo e fechado e sim simples
Ser autista é um modo de ser, embora não seja normal.
Vale a pena viver comigo.
A Arte que Desperta
Observamos nos meios de comunicação eletrônicos o crescimento do trabalho artístico nas áreas menos favorecidas por lucros exorbitantes anunciados pelos bancos e empresas estatais.
Se alguns jovens insistem em pegar em armas, boa parte deles tem procurado outras opções localizadas no extremo oposto da violência, buscando progredir através da sensibilidade artística.
É assim que vemos inúmeros projetos com a finalidade de renovar a riqueza cultural e emotiva de crianças e jovens particularmente, onde percebemos a música como poderoso instrumento regenerador, uma vez que atinge diretamente a alma.
Felizmente, aos poucos, os empresários vão percebendo que além de obter lucros é preciso assumir compromisso com a comunidade que é usuária dos bens por eles produzidos.
E as leis na escola inclusiva?! (Por Suely Pereira da Silva Rosa)
Neste sentido, cabe um alerta aos governos, que não devem se descuidar da valorização do profissional da educação, que é responsável pela tarefa fundamental da escola - a aprendizagem qualitativa de seus alunos. Há necessidade de se repensar planos de cargos e salários, concursos públicos que dêem conta da necessidade funcional e concursos de remoção. A Declaração de Cochabamba reconhece que além das tarefas técnicas e pedagógicas, esta também é de relevância, a ponto de constar no próprio documento final.
Há de se considerar ainda, que apesar dos esforços governamentais em garantir o acesso à matricula a todos os que estiverem em condições de freqüentá-la, isto não torna garantia a universalização do ensino fundamental, já que persistem as altas taxas de repetência e de evasão escolar. Isto significa que nem todas as crianças completam a educação básica, não adquirindo, portanto, uma escolarização que lhes permita acesso ao mundo do trabalho.
Nossas crianças agradecem!